Músculos, tendões e articulações
Músculos, tendões e articulações
Acabou o repouso físico, intensifica-se a atividade geral
Problemas musculares e articulares – Durante a muda da plumagem as aves ficam sujeitas a atividade física reduzida e a uma alimentação generosa para formação da nova plumagem, sobrecarregando o organismo.
A preparação para a atividade física deve começar pela depuração e desintoxicação do organismo e mobilização de parte das gorduras acumuladas.
A dieta alimentar deve sofrer restrição na quantidade, não na qualidade.
O stresse da fome, também consome….
As baixas temperaturas, o frio, o exercício físico, exigem alimento.
Os níveis de proteína / aminoácidos são essenciais para “ trocar” tecido adiposo por massa muscular.
A nível do fígado, queimam-se as gorduras e formam-se proteínas, sobrecarregando este orgão, que muitas vezes já se encontra bloqueado por gorduras acumuladas.
É um período de stresse e alterações orgânicas, a saúde gastrointestinal e o sistema imunológico deve ser reforçado; através do uso de um bom probiotico, que assegure um bom desenvolvimento e colonização da flora intestinal saprófita (benéfica).
O exercício físico inicialmente livre deve aumentar de forma gradual, para que não ocorram problemas musculares e articulares.
Sempre que possível deve existir uma “aclimatização” das aves à temperatura exterior.
Evitar as primeiras horas da manhã e as últimas da tarde, sempre mais frias, assim como ventos fortes.
Regressados ao pombal, devem ficar numa zona ampla, que permita “exercício físico de arrefecimento”; evitar as correntes de ar e amplitudes térmicas.
Controlar possíveis infeções de “ estafilococos a nível articular”, muito incidente nesta fase; pois provocam problemas musculares e articulares.
Em termos nutricionais, assegurar as necessidades de aminoácidos e minerais essenciais ao desenvolvimento e resistência dos músculos e tendões, provocados pelo exercício físico.
A desobstrução das vias respiratórias superiores é fundamental para assegurar uma boa “Oxygenação” do organismo.
As principais enfermidades (tricomonas, coccidioses, vermes) que afetam o pombo devem ser controladas.