Muda da pena / plumagem – sua importância e cuidados

Muda da pena / plumagem – sua importância e cuidados

  Muda da Pena / Plumagem

 

Diz o ditado:

Quem se veste de ruim pano, veste-se duas vezes por ano.”

Quem se veste só uma vez no ano, tem de ser com bom pano (plumagem).

A muda da pena / plumagem, muitos questionam a morfologia da asa, mas todos são unânimes na qualidade da plumagem; resistente, flexível e sêdosa, de forma a reduzir o atrito e a facilitar a aerodinâmica.

 A muda da pena / plumagem  é um fenómeno biológico que consiste na renovação periódica das penas; processo gradual influenciado pelo fotoperíodo negativo e condicionado pela reprodução, alimentação e saúde.

O fotoperíodo negativo (diminuição do numero de horas de luz natural), estimula a glândula tiroide a qual interfere com a produção hormonal.

A falta de iodo condiciona a atividade da tiroide.

A qualidade da plumagem é fundamental para assegurar o desempenho das diversas funções (voo, proteção, camuflagem, etc.)

 Importância da muda da pena / plumagem, qualquer deformação das penas por mais ligeira que seja, implica maior atrito, mais esforço e menor rendimento no voo.

A deformação do remo de um barco quando sujeito a pressão implica um maior esforço e menor deslocação; o mesmo se passa com as rémiges das aves.

A plumagem deve ser forte, resistente, flexível e sedosa, permitindo adaptar-se aos diferentes tipos e condições de voo sem se deformar, mesmo em atmosferas com humidades elevadas.

A muda da pena / plumagem

Muda da pena / plumagem implica um metabolismo intenso e acelerado; em poucos dias milhares de penas “desaparecem” e outras têm de ser “fabricadas”. Para fazer face a esta mudança de “roupa” é necessária uma suplementação rica da dieta.

O fígado tem de dar o seu melhor, é um dos principais órgãos responsáveis pelo fabrico das proteínas, desdobramento e síntese de muitas outras substâncias; chegando ao ponto de ficar sobrecarregado.

Mais de 85% das penas são proteínas,

Com particular importância para as queratinas, sendo estas formadas por 15 a 20 aminoácidos diferentes, maioritariamente por cisteína, um aminoácido sulfurado.

A queratina associada aos minerais torna as penas impermeáveis, resistentes e flexíveis.

As queratinas são insolúveis na maioria dos solventes e resistentes às enzimas proteolíticas, razão pela qual a sua digestibilidade é muito reduzida. O que exclui à partida a utilização na alimentação de substâncias ricas em queratinas. Esta situação é colmatada com dietas ricas e variadas em aminoácidos e minerais.

Podemos destacar alguns aminoácidos e minerais importantes como a cisteína, metionina, biotina, colina, zinco, silício, entre outros.

É um erro basear a suplementação durante a  muda da pena / plumagem na Metionina e no Enxofre Inorgânico.

Qualquer problema de saúde (microbiano, viral ou parasitário), stress físico ou nutricional vai condicionar a muda da pena e a qualidade da plumagem.

Por isso recomendamos alguns cuidados especiais durante este período relacionados com a:

– Prevenção das doenças;

– Proteção, desintoxicação e depuração hepática e sanguínea;

– Digestão e flora intestinal;

– Alimentação rica em aminoácidos e óleos essenciais;

– Minerais e vitaminas do grupo B.

 Os borrachos requerem cuidados especiais

Os borrachos têm necessidades nutricionais muito acrescidas, devido ao seu desenvolvimento muscular, ao exercício dos voos. As condições climatéricas são-lhe mais desfavoráveis, a plumagem é quase na totalidade renovada, e o esqueleto em processo de ossificação/calcificação (tudo ao mesmo tempo).

Recomendamos os seguintes produtos para uma boa muda; siga o nosso esquema de acompanhamento durante a muda.

 – HexaPlus

Elimina tricomonas e fungos, impede e combate a proliferação de bactérias nocivas, sem afetar a qualidade da plumagem;

GingProTotal – produto natural à base de plantas com efeito desintoxicante e depurativo;

ProbioticTotalB

Probiotico com substrato enriquecido potencializador do desenvolvimento e colonização da flora intestinal saprófita, assegurando uma boa assimilação das substâncias a nível intestinal;

HaemoPlus – complexo mineral com excelente biodisponibilidade e absorção, garantido a satisfação das necessidades minerais;

VitaPombo – complexo de aminoácidos essenciais e vitaminas do grupo B indispensáveis ao metabolismo e formação das proteínas (queratinas);

TotalBath Mg++ – sais de banho completos que asseguram a máxima proteção da plumagem;

HepatoxTotal + – desintoxicante, protetor hepático e condicionador intestinal à base de plantas, garante um bom funcionamento entérico-hepático, evitando sobrecargas hepáticas e intestinais.

 

ASSEGURAMOS AS SUBSTÂNCIAS INDESPENSAVEIS E METABOLISMO PERFEITO,

NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DE UMA EXCELENTE PLUMAGEM

muda5JPG

 

Partilhe este artigo